

Os dedinhos
Polegares, polegares,
Onde estão? Aqui estão!
Eles se saúdam, eles se saúdam
E se vão, e se vão...
Indicadores...
Dedos médios...
Anelares...
Dedos mínimos...
Todos os dedos...
Onde estão? Aqui estão!
Eles se saúdam, eles se saúdam
E se vão, e se vão...
Indicadores...
Dedos médios...
Anelares...
Dedos mínimos...
Todos os dedos...

Título:
"Dançando ao Som da Música"
2) Justificativa:
Justifica-se para a realização
deste projeto, a necessidade de propor atividades lúdicas, as quais
possibilitam a interação através da música, e de suas variações, além dos
movimentos livres e orientados onde as crianças podem demonstrar suas sensações
e percepções a cerca do próprio corpo e do mundo.
“A presença do Movimento na Educação Infantil está intimamente ligada à idéia de que o ato motor se faz presente nas funções expressivas, instrumentais ou de sustentação às posturas e os gestos da criança.” (Henri Wallon)
“A presença do Movimento na Educação Infantil está intimamente ligada à idéia de que o ato motor se faz presente nas funções expressivas, instrumentais ou de sustentação às posturas e os gestos da criança.” (Henri Wallon)
3) Objetivos:
3.1. Objetivo Geral:
Melhorar o processo de
desenvolvimento educativo das crianças, em prol da ampliação das capacidades
expressivas do próprio corpo e da interação com diversos materiais e
brincadeiras bem como a socialização com o grupo e o espaço.
3.2. Objetivos Específicos:
- Estimular a expressão oral;
- Propiciar e estimulação das noções de espaço e
equilíbrio;
- Desenvolver habilidades motoras (fina e
ampla);
- Estimular a criatividade;
- Ampliar as noções de ritmo e dos movimentos de
modo geral;
- Conhecer tipos de músicas diversas.
4. Meta:
Estimular as crianças a aprender
através do corpo e da expressividade, além de produzirem novos conhecimentos
sobre os tipos de música existentes e o movimento por meio de brincadeiras.
5. Metodologia:
1º Momento: Verificar e observar a rotina das
crianças, bem como as atividades executadas que envolvam o desenvolvimento da
identidade, autonomia, movimento e a música.
2° Momento: Incluir atividades fìsicas no recreio,
propondo a onteração e movimentos adequados para cada faixa etária.
3° Momento
construção da Caixa de Música contendo instrumentos Musicais.
O
projeto “Dançando ao Som da Música” nos mostrou como a música é comum a todos.
E é só deixando que ela se aflore que poderá ser desenvolvida. Por isso é
importante que a escola e nós educadores ofereçamos essa oportunidade as nossas
crianças. Assim a música torna-se um elemento próprio à educação, já que é
vivida por todos, indistintamente.
Mas
apesar dessa acentuação que goza a música entre as crianças em geral, sabemos
que são necessários alguns cuidados. Qualquer atividade – musical ou não –
precisa se desenvolvida na escola com um objetivo pré-estabelecido.
A
música pode ser o fio condutor de diversas áreas curriculares, dando às aulas
um caráter mais alegre, descontraído e próprio à aprensizagem.
DICAS DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
DEDINHOS
Polegares, polegares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Indicadores, indicadores
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão...
Polegares, polegares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Indicadores, indicadores
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão...
A CANOA VIROU
A canoa virou
Por deixá-la virar
Foi por causa da "Fulana"
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a "Fulana"
Do fundo do mar
OS INDIOZINHOS
Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote.
Íam navegando pelo rio abaixo
quando o jacaré se aproximou
e o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase virou
mas não virou!!
Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote.
Íam navegando pelo rio abaixo
quando o jacaré se aproximou
e o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase virou
mas não virou!!






Nenhum comentário:
Postar um comentário